COOPERATIVA DE RECICLAGEM E SERVIÇOS DE RECICLAGEM

COOPERATIVA DE RECICLAGEM E SERVIÇOS DE RECICLAGEM
Catadoras e catadores organizados já mais serão pisados.

domingo, 25 de novembro de 2012

EU SOU CATADOR.

COOPERCICLA na Articulação do MNCR da Região Sul

A região Sul: PR,SC,RS Se fizeram presente no Encontro Cultivando Água Boa em Foz do Iguaçu, para tratar da rearticulação do MNCR Região Sul. Santa Catarina vai investir pesado nesta articulação, pois os catadores vão ter uma participação muito importante na implantação da coleta seletiva em seus municípios e estados. E Lages esteve presente neste encontro contribuindo com suas experiencias, buscando parcerias para que possa executar o trabalho de articulação com os catadores do Planalto .

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

COOPERCICLA De Cara Nova

Esteira sem a reforma e sem suportes de bags
Esteira reformada e suportes Novos.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Representantes do MNCR de Santa Catarina estarão em Foz do Iguaçu neste final de semana para articulação MNCR regional Sul. Luciana Capistrano representante regional do MNCR SC. Dorival Representante Estadual MNCR.

Reciclar para uma vida melhor.

Estamos no mês que antecede o Natal, é normal comprarmos muitos presentes e roupas para parentes,amigos ou para nós mesmo. Então com toda essa mudança de hábito e atitudes precisamos adote a ideia de separar o material passível de ser reciclado e encaminhar para a COOPERCICLA. - Papéis e papelão Jornais e revistas, cadernos e folhas soltas e embalagens devem estar limpos e secos. Caixas de papelão devem estar desmontadas. Papel higiênico, papel plastificado, papel de fax ou carbono não devem ser colocado junto a esse material. - Metais (ferrosos e não ferrosos) Latas, alumínio, cobre e pequenas sucatas devem estar limpos para ir para a reciclagem. - Vidros Copos, garrafas, potes ou frascos devem estar limpos. Podem ser inteiros ou quebrados. Não coloque vidros planos, cerâmicas ou lâmpadas junto ao material para a reciclagem. - Plásticos (de todos os tipos) Entram nessa categoria garrafas, sacos e embalagens, brinquedos e utensílios domésticos. Eles devem estar limpos e ser tampas. Se não tiver como levar esse material todo até a COOPERCICLA ligue para o meio ambiente e veja quando o caminhão da coleta passa na sua rua, ajude com isso a proteger o meio ambiente e além disso fazer com que os nossos catadores tenham um natal melhor.

Quer limpar seu lote ou seu jardim para o Natal

Quer limpar seu lote ou seu jardim para o Natal... Ligue para quem está preparado para prestar um serviço ágil e com qualidade. COOPERCICLA. 49 88358866

COOPERCICLA preparada para implantação da Coleta Seletiva e também limpeza de terrenos e corta de gramas.

A COOPERCICLA vem ao longo dos anos se aperfeiçoando e se preparando para prestar serviço com agilidade e qualidade, alem da coleta vem realizando também a limpeza de terrenos e corta de gramas, ainda esta sendo executada de uma forma tímida mas com o decorrer dos dias vai com toda certeza se tornar referencia nestas áreas. Se você precisar dos serviços prestados pela COOPERCICLA é só entrar em contato. fone 88358866

Lages precisa de uma Coleta Seletiva Séria.

Lages precisa de uma Coleta Seletiva Séria e com o envolvimento dos catadores e da Cooperativa. A coleta tem de ser feita por quem entende do trabalho: Catadores e cooperados. Com despesas custeadas pelo município como manda a lei nacional de resíduos sólidos. lei 12.305 Agosto de 2010

Catador e coleta seletiva

Quarta-feira, 22 de agosto de 2012 Projeto de coleta seletiva segue para análise de comissões
Governo queria audiências públicas para analisar assunto Estiveram em plenário apenas os catadores da Coreso, favoráveis ao projeto de lei do vereador Izídio de Brito - Por: Secom/Câmara A candidata à prefeitura de Sorocaba Iara Bernardi, da coligação PT - PSL Sorocaba em sintonia com o Brasil, assinou, no último dia 17, a Carta Compromisso proposta pelas organizações Nossa São Paulo, Rede de Cidades e Instituto Ethos. Tal união deu origem ao projeto Cidades Sustentáveis (www.cidadessustentaveis.org.br). Iara conheceu a proposta no site do programa, analisou os 12 eixos propostos e teve contato com casos de sucesso em ações sustentáveis no Brasil e no mundo. Para a candidata, o meio ambiente e a otimização das diversas áreas para proporcionar bem estar à população sempre fizeram parte de suas pautas e terão destaque no Programa de Governo para Sorocaba. "Já temos o grupo de meio ambiente, que criou diretrizes sustentáveis e serão unidas às outras áreas como educação, trânsito e transporte e saúde", disse Iara. Com a assinatura, Iara assumiu um compromisso com a sustentabilidade para Sorocaba. Eleita prefeita, ela adotará o programa, que permite a troca de experiências, palestras e encontros entre as cidades sustentáveis. Fonte: Cruzeiro do Sul

terça-feira, 23 de outubro de 2012

COLETA SELETIVA OBRIGATÓRIA EM TODO O PAÍS - AGORA É LEI!!!
Em quatro anos, no dia 3 de agosto de 2014, o Brasil estará livre dos lixões a céu aberto, presentes em quase todos os municípios brasileiros. Isso é o que define o artigo nº 54 da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), recentemente regulamentada por Decreto Presidencial, em 23 de dezembro de 2010. Também ficará proibido, a partir de 2014, colocar em aterros sanitários qualquer tipo de resíduo que seja passível de reciclagem ou reutilização. Isso significa que os municípios brasileiros, para se adequar a nova legislação, terão que criar leis municipais para a implantação da coleta seletiva. Uma outra data definida na regulamentação da PNRS é quanto à elaboração do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Pela regulamentação, a União, por meio do Ministério do Meio Ambiente, tem 180 dias de prazo, a contar da publicação do Decreto, para elaborar a proposta preliminar do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, com vigência por prazo indeterminado e horizonte de 20 anos, devendo ser atualizado a cada quatro. A proposta do plano será submetida à consulta pública, pelo prazo mínimo de 60 dias. Em sua versão preliminar, o Plano de Resíduos Sólidos vai definir metas, programas e ações para todos os resíduos sólidos. Para sua construção, a ser coordenada por um comitê interministerial, será utilizada a experiência e estudos sobre resíduos sólidos já acumulados em 18 estados da Federação. O Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos, será coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e composto por nove ministérios mais a Casa Civil e a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Logística reversa - De acordo com o texto do Decreto, logística reversa é o instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado pelo conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada. A regulamentação definiu como se dará a responsabilidade compartilhada no tratamento de seis tipos de resíduos e determinou a criação de um comitê orientador para tratar destes casos específicos. São eles: pneus; pilhas e baterias; embalagens de agrotóxicos e óleos lubrificantes além das lâmpadas fluorescentes e dos eletroeletrônicos. O comitê orientador vai também definir cronograma de logística reversa para um outro conjunto de resíduos que inclui as embalagens e produtos que provoquem impacto ambiental e na saúde pública. Os instrumentos para operar os sistemas de logística reversa são: acordos setoriais; regulamentos expedidos pelo Poder Público; ou termos de compromisso. O Secretário de Recursos Hídricos de Ambiente Urbano (SRHU) do MMA, Silvano Silvério, explica que pela nova lei, o cidadão passa a ser obrigado a fazer a devolução dos resíduos sólidos no local, a ser previamente definido pelo acordo setorial e referendado em regulamento, podendo ser onde ele comprou ou no posto de distribuição. Segundo ele, a forma como se dará essa devolução, dentro de cada cadeia produtiva, será definida por um comitê orientador, a ser instalado ainda no primeiro semestre de 2011. Atualmente, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) estabelece, por meio de Resolução, os procedimentos para o descarte ambientalmente correto de quatro grupos de resíduos. São eles: pneus(Resolução 416/2009); pilhas e baterias (Resolução 401/2008); óleos lubrificantes (Resolução 362/2005); e embalagens de agrotóxicos (Lei nº 7.802/1989). Os acordos setoriais ou os termos de compromisso servirão para revalidar ou refazer os que está definido nas resoluções e leis em vigor. Embalagens - A novidade que a regulamentação traz é a obrigatoriedade da logística reversa para embalagens. O secretário explica que é possível aplicar o procedimento para todo o tipo de embalagem que entulham os lixões atualmente, inclusive embalagens de bebidas. Ele relata, inclusive, que o Ministério do Meio Ambiente já foi formalmente procurado pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) para informar que estão aptos a fazer a coleta de óleos lubrificantes. O MMA foi também procurado pela Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro) que demonstrou interesse em implantar a logística reversa em embalagens de vidro. Segundo ele, existem duas formas de se fazer a logística reversa para embalagens. Uma, de iniciativa do setor empresarial, que pode instituir o procedimento para uma determinada cadeia. A outra, de iniciativa do Poder Público. Neste caso, o primeiro passo é a publicação de edital, onde o comitê orientador dá início ao processo de acordo setorial. No edital estarão fixados o prazo, as metas e a metodologia para elaboração de estudos de impacto econômico e social. Os acordos setoriais são atos de natureza contratual firmados entre o Poder Público e os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes visando à implantação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto. Depois de definidas as bases do acordo setorial, os setores envolvidos no processo de logística reversa definem como pretendem fazê-lo. A proposta é levada ao Governo Federal para análise. Estando em acordo ao que estabelece o edital, a proposta é acolhida e homologada via Comitê Orientador. A partir de então, o processo de logística reversa começa a ser implementado. O Governo Federal pode transformar o acordo em regra nacional por meio de regulamento.. O processo vale para os eletroeletrônicos. A partir do momento em que o Comitê Orientador definir o processo de logística reversa, ficará determinado onde o cidadão deve devolver seu resíduo. Silvano Silvério informa que o comitê orientador estabelecerá, por edital, o início dos acordos setoriais. Catadores - A regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) dá atenção especial aos catadores de materiais recicláveis. Está definido, por exemplo, que o sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos e a logística reversa priorizarão a participação de cooperativas ou de outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis constituídas por pessoas físicas de baixa renda. Determina também que os planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos definam programas e ações para a participação dos grupos interessados, em especial das cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis também constituídas por pessoas físicas de baixa renda. Diretrizes - A Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em agosto de 2010, contém as diretrizes para a gestão, o gerenciamento e o manejo dos resíduos sólidos. Ela também incentiva os fabricantes a adotar procedimentos adequados à produção de produtos não agressivos ao ambiente e à saúde humana e à destinação final correta dos rejeitos da produção. Sua aprovação representou um amplo consenso envolvendo todos os atores que fazem parte dos mais diversos ciclos da produção de resíduos sólidos no Brasil. Ela trata de temas amplos e variados que fazem parte do dia-a-dia das pessoas, envolvendo conceitos como área contaminada, ciclo de vida do produto, coleta seletiva, controle social, destinação final ambientalmente adequada, gerenciamento de resíduos, gestão integrada, reciclagem, rejeitos, responsabilidade compartilhada e reutilização. A nova política é clara em definir de que forma se dará o gerenciamento dos resíduos, indicando inclusive sua ordem de prioridade que será a de não-geração, a de redução, reutilização, reciclagem e tratamento de resíduos. A nova política cria também um sistema nacional integrado de informações sobre resíduos sólidos. O sistema será responsável por recolher e divulgar informações com rapidez e qualidad

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Nossa Coopercicla está de cara nova. Em uma parceria com Instituto Vonpar, Reformamos nossa esteira e Fabricamos suportes para os bags. Isso foi um investimento para facilitar e agilizar os trabalhos de nossos cooperados.
Nossa Coopercicla está de cara nova. Em uma parceria com Instituto Vonpar, Reformamos nossa esteira e Fabricamos suportes para os bags. Isso foi um investimento para facilitar e agilizar os trabalhos de nossos cooperados.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

III Encontro Nacional de Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis.

Pontal do Paraná sediou no final de semana o III Encontro Nacional de Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis.
O evento aconteu de sexta-feira (13) a domingo (15) na Associação ao Banestado, em Praia de Leste, e reuniu lideranças de todo o Brasil. A organização é do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), que completa 10 anos de atividade. Uma da lutas do movimento é autogestão do trabalho de coleta e o controle da cadeia produtiva de reciclagem. Nos últimos anos, os catadores de materiais recicláveis vem contando com apoio do governo federal, que instituiu a obrigatoriedade de os estados e municípios elaborarem políticas sobre resíduos sólidos com a participação destes trabalhadores.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Um belo exemplo de honestidade.

Moradores de rua encontram R$ 20 mil e ligam para PM Dois moradores de rua entregaram um saco plástico preto e uma bolsa com diversos envelopes de depósito cheios de … Dois moradores de rua encontraram um total de R$ 20.004,00, em notas de 100, 50, 20 e 10, e moedas, próximo ao Viaduto Azevedo, sob o qual eles residem, na Radial Leste, região do Tatuapé, na zona leste da capital paulista, e entregaram o valor a policiais militares do 8º Batalhão na madrugada desta segunda-feira. Os dois moradores de rua, ao encontrarem um saco plástico e um malote igual aos utilizados por bancos, abriram ambos e verificaram que neles havia diversos envelopes de depósito bancário contendo o dinheiro. Imediatamente ligaram para o 190 e acionaram a PM, que encaminhou todo o valor para o plantão do 30º Distrito Policial, do Tatuapé. A soma do dinheiro era de 20 mil reais. (Foto: Edison Temoteo/ Agência Estado) "Além do dinheiro, havia também notas fiscais de um restaurante que sofreu um furto. Estamos supondo que o dinheiro seja do mesmo estabelecimento, mas só teremos certeza quando o proprietário for localizado", afirmou um tenente PM. Segundo a polícia, o furto teria ocorrido na tarde de domingo.

Casal de moradores de rua devolve R$20 mil roubados à polícia

Projeto: Bota fora e ajude um cooperado.

A Cooperativa de reciclagem COOPERCICLA do bairro Caça e Tiro esta realizando um mutirão nos bairro de Lages, junto com a Secretaria do meio Ambiente e os presidentes dos bairros .
Os primeiros bairros a serem executados esse projeto são os bairros Santa Cândida e Santa Monica e em seguida virá o Petrópolis.
A cooperativa junto com a secretaria do meio ambiente estará passando nas ruas dos bairros pegando tudo o que os moradores não quiserem mais(moveis velhos, roupas,calçados e principalmente materiais reciclados).
Isso porque tudo aquilo que o morador não quiser mais, pode ainda, ajudar alguém, e alem disso, vai ajudar o morador a desocupar espaço.
Faça parte desse mutirão. Ajude preservar a natureza e a sustentar muitas famílias.