COOPERATIVA DE RECICLAGEM E SERVIÇOS DE RECICLAGEM

COOPERATIVA DE RECICLAGEM E SERVIÇOS DE RECICLAGEM
Catadoras e catadores organizados já mais serão pisados.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Serrana Engenharia, recolhe mensalmente 2,3 mil toneladas de lixo.


Lages, 14 e 15/04/2012,                                                         Correio Lageano por Susana küster

 


 Mensalmente, o aterro sanitário de Lages recebe em média 3,3 mil toneladas de lixo. Deste total 2,3 mil toneladas são geradas em Lages e outras mil toneladas em municípios da região. Do total, a unidade de triagem recicla apenas 60 toneladas de lixo/mês. O caminhão de reciclagem não passa em muitos bairros da cidade. Além disso, o que chega à Coopercicla está muito misturado a alimentos orgânicos e não tem condições de ser reciclado.


 A empresa responsável pela coleta de lixo orgânico, Serrana Engenharia, recolhe mensalmente 2,3 mil toneladas de lixo. O gerente Ademar Arruda, conta que às vezes é recolhido lixo reciclado, porque a empresa é responsável por colher todo o material depositado nas lixeiras. O problema é que este lixo reciclado, se junta ao lixo orgânico no aterro sanitário. “Nossos trabalhadores não ficam olhando o que é ou não reciclado, temos que pegar tudo o que está nas lixeiras”, explica.

 Em muitos bairros, as pessoas não separam o lixo porque sabem que a coleta seletiva não passa no local. Porém, há também quem separe o lixo apesar da coleta não existir no bairro. É o caso dos moradores do bairro Vila Nova, Zenaldo Pereira dos Santos, 88 anos, e Olinda Teresa Pereira, 82 anos, que colhem lixo reciclado há 13 anos.


 O casal sempre vendeu verduras e como andavam muito pelos bairros, viam muito lixo que poderia ser reciclado. “As pessoas jogam fora coisas que podem ser recicladas. Começamos a ver isso e catar lixo para ajudar na renda”, conta Zenaldo. Mas com a idade e a saúde debilitada, eles preferiram parar com a venda de verduras e continuar somente com a reciclagem.

 Zenaldo conta que seus filhos querem que ele pare de trabalhar com reciclagem. “Eles pedem para eu parar. Mas eu vou trabalhar até morrer. Para mim é uma distração, além de ajudar na renda, porque gastamos muito com remédio”, afirma. Olinda lembra que eles também ajudam a preservar o meio ambiente.

 Apesar de aposentado, ele lembra que já lhe ofereceram um trabalho para cortar lenha. “Mas eu não aceitei, tenho mal de Parkinson e dor nas costas, com minha reciclagem quando canso, paro um pouco”, finaliza.


 

Empresa processa 35 toneladas/mês de plástico

 

 A empresa Relimpex processa 35 toneladas de plástico por mês, mas a previsão é chegar a 100 toneladas/mês. A empresa compra lixo de cooperativas e de atravessadores, (pessoas que compram lixo dos catadores). “Nós lavamos e picamos o plástico, ele é usado para a indústria na linha de interplástico, que é a segunda linha do material”, explica o gerente da empresa Roberto Kleine.


 

Veja o itinerário da coleta seletiva


Segunda-feira 19 horas

 Avenida Presidente Vargas, Avenida Luis de Camões (até BR-282), Avenida Belisário Ramos, São Cristóvão (somente o lado esquerdo da Avenida Brasil, de quem sai da Avenida Presidente Vargas). Brusque ,Centro, Copacabana (da Avenida Belisário Ramos até o início do Santa Helena).

 Quarta-feira 7h30min

 Coral (somente lado direito da Avenida Luis de Camões, de quem vai para o bairro Santa Maria), Petrópolis, Ipiranga, Loteamento Bom Jesus (somente do lado de quem desce para o Centro), Santa Maria até a BR-282.


Quarta-feira 13 horas
 Coral (somente lado esquerdo da Avenida Luis de Camões, de quem sai do bairro Santa Maria), Sagrado Coração de Jesus, Conta Dinheiro, Vila Militar, Sagrado Coração de Jesus (até a Rua Humberto de Campos),Vila Camboni.


Quinta-feira 7h30min

 Caravaggio, Popular, Santa Helena (lado direito da Avenida Caldas Junior, em sentido ao bairro Pro- Morar), Pro-Morar.

 
Quinta-feira 13 horas

 Frei Rogério e Guadalupe.


Quinta-feira 13h30min
 Universitário

Sexta-feira 19 horas

 Avenida Presidente Vargas, Avenida Luis de Camões (até BR-282), Centro (Somente do Fórum até o lado esquerdo da Rua Correa Pinto), Copacabana (Até Avenida Caldas Junior), Brusque, Centro (Até Avenida Marechal Floriano).



 Fotos: Susana küster


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto: Bota fora e ajude um cooperado.

A Cooperativa de reciclagem COOPERCICLA do bairro Caça e Tiro esta realizando um mutirão nos bairro de Lages, junto com a Secretaria do meio Ambiente e os presidentes dos bairros .
Os primeiros bairros a serem executados esse projeto são os bairros Santa Cândida e Santa Monica e em seguida virá o Petrópolis.
A cooperativa junto com a secretaria do meio ambiente estará passando nas ruas dos bairros pegando tudo o que os moradores não quiserem mais(moveis velhos, roupas,calçados e principalmente materiais reciclados).
Isso porque tudo aquilo que o morador não quiser mais, pode ainda, ajudar alguém, e alem disso, vai ajudar o morador a desocupar espaço.
Faça parte desse mutirão. Ajude preservar a natureza e a sustentar muitas famílias.