COOPERATIVA DE RECICLAGEM E SERVIÇOS DE RECICLAGEM

COOPERATIVA DE RECICLAGEM E SERVIÇOS DE RECICLAGEM
Catadoras e catadores organizados já mais serão pisados.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Profissão Catador

Autor: Mario Henrique   -   Contribuição: Lídia Mara

A sociedade brasileira não tem conhecimento da importância que o trabalho dos catadores tem para a natureza.  Os catadores geram para a sociedade benefícios como a redução do volume de lixo coletado, economia de energia elétrica e petróleo e geração de empregos (catadores, sucateiros, operários, etc.) âmbito social.

A Nova Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego (CBOMTE) reconhece como profissão o catador de material reciclável. Coletar o material reciclável (muitos utilizam carrinhos ou carroças), separação de materiais, preparação de material para comercialização e realizam a manutenção de equipamentos são algumas das atribuições do trabalho de um catador.

Em uma sociedade que consome a todo o momento, a profissão catador desempenha um importantíssimo papel. Pois eles estão à frente de um trabalho que reflete diretamente na mais nova preocupação da contemporaneidade, a preservação do meio ambiente. Estes mesmos profissionais, que realizam um trabalho pesado, e que vez ou outra são confundidos com marginais, são hoje uns dos maiores responsáveis pela mudança de hábito da sociedade. Pois através das necessidades de seu trabalho surgem capacitações com intuito de contribuir para um melhor tratamento com o lixo e, resultante desse trabalho, uma consciência mais sustentável .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto: Bota fora e ajude um cooperado.

A Cooperativa de reciclagem COOPERCICLA do bairro Caça e Tiro esta realizando um mutirão nos bairro de Lages, junto com a Secretaria do meio Ambiente e os presidentes dos bairros .
Os primeiros bairros a serem executados esse projeto são os bairros Santa Cândida e Santa Monica e em seguida virá o Petrópolis.
A cooperativa junto com a secretaria do meio ambiente estará passando nas ruas dos bairros pegando tudo o que os moradores não quiserem mais(moveis velhos, roupas,calçados e principalmente materiais reciclados).
Isso porque tudo aquilo que o morador não quiser mais, pode ainda, ajudar alguém, e alem disso, vai ajudar o morador a desocupar espaço.
Faça parte desse mutirão. Ajude preservar a natureza e a sustentar muitas famílias.